Esses dias andei pensando muito aqui sobre como o mundo tem se transformado rapidamente. E a tendência é que as mudanças ocorram de forma cada vez mais acelerada. Isso me fez refletir sobre qual deve ser nossa postura diante de um cenário tão turbulento.
De um lado, vejo profissionais, corporações (grupos de influência que congregam profissionais ou empresas de uma determinada área) e empresas tentando conter a avalanche. Do outro, vejo igualmente profissionais, corporações (essas bem menos, é verdade) e empresas promovendo a disrupção.
Não vejo outra opção possível nesse cabo de guerra: 1) ou somos parte das mudanças ou 2) somos engolidos por elas.
Até aqui, quem escolheu tentar conter as transformações só fracassou. É só olhar para a história e ver que o novo sempre venceu.
Partindo disso, entendo que só há um jeito de caminhar: estando sempre à frente.
Mas como fazer isso?
A receita é menos complicada do que parece e tem um eixo elementar: O CONHECIMENTO.
1 – Aprenda todos os dias | Mesmo que o a rotina seja corrida, dedique pelo menos 10 minutos do seu dia a aprender algo novo relacionado aos seus objetivos. Parece pouco, mas faz muita diferença.
2 – Foque no que interessa | O mundo exige agilidade e sua rotina é árdua. Não perca tempo com o que não interessa. Aprenda de maneira objetiva.
3 – Tenha as melhores referências | Com quem você aprende é essencial. O mundo está cheio de gente querendo ensinar, mas poucas realmente vão compartilhar com você algo relevante. Tenha como mentores quem realmente já provou entender do que fala.